Business Intelligence, o aliado dos decisores de negócio

Quando falamos de tomada de decisão descobrimos um curso de ação onde seleções são feitas dentro de um grupo de cenários possíveis para atingir um objetivo ou solução. Qualquer empresa é o caminho que escolhe e, enquanto não há uma forma de prever completamente o futuro, processos que ajudem a tomar decisões acertadas podem ter um grande impacto. A verdade é que, por trás de uma decisão de uma empresa, estão pessoas que têm de fazer escolhas usando a informação que têm disponível no momento. Isto quer dizer que para construir uma boa estratégia, as empresas necessitam de informação interna e externa fidedignas para saberem com o que estão a lidar e onde intervir. Imagine a escolha entre papel ou digital? Refazer a marca do seu produto ou mudar o posicionamento? Aumentar a percentagem da margem ou focar-se mais na diminuição de custos? Diversificar a oferta ou criar um produto alargado? Empresas são feitas de decisões assim como a sua também o é, e, sem boa informação, como pode um decisor de negócio saber que escolheu a opção correta? Como pode um executivo, um diretor de departamento ou até mesmo um gerente de turno – pessoas cujas decisões têm impacto – decidir o melhor? A nossa resposta é, Business Intelligence. Nós explicamos:

Transparência de dados

Através dos seus sistemas e ferramentas automatizados, Business Intelligence (BI) pode ajudar os decisores de negócio a mitigar erros humanos ou geração de informação errada. Com dados transparentes e concisos, as suas decisões podem ser suportadas por premissas sólidas. Muitas ferramentas de BI dão a capacidade de certificar dados o que potencia a credibilidade para a tomada de decisão.

Prever tendências

Recolher dados que monitorizam os processos das empresas é útil para construir previsões aplicando análises. Estes podem ajudá-lo a decidir recursos, estratégias ou investimentos ao dar-lhe informação de mercado como a procura esperada ou o comportamento dos consumidores.

Performance histórica no tempo

Com uma solução de BI bem implementada, a sua empresa pode ter intuições instantâneas sobre o histórico de performance. Num mundo altamente competitivo, decidir rápido e apropriadamente é uma vantagem competitiva para qualquer empresa. Mitigar perdas ou resolver com sucesso um problema é algo que BI pode ajudar a potenciar quando oferece informação precisa, na qual pode confiar para implementar soluções concretas.

Agora que sabemos algumas características sobre o impacto de BI, vamos falar de quatro exemplos de como pode ajudar a sua empresa a atingir os seus objetivos.

1. Vendas e Marketing

Com BI, as organizações podem explorar tendências de vendas ou de compra por parte dos clientes analisando os seus comportamentos, escolhas e preferências. Ao comparar essas tendências com o seu buyer persona, conseguirá reajustar as suas estratégias de venda, posicionar o seu produto, reformular a marca, modular promoções ou campanhas e maximizar as suas estratégias de angariação de clientes para manter a performance de bons key performance indicators (KPI’s), assim como alavancar os menos positivos.

2. Inventário

Os benefícios de BI na gestão da cadeia de abastecimento são bem conhecidos. A supervisão que é alcançada com uma solução de BI pode ajudá-lo a decidir evitar excesso de stocks e custos exorbitantes de itens parados. A gestão de itens que estão em stock por muito tempo e pouco controlados é outra força que pode capitalizar. Além disso, ao analisar o padrão de ordens de um produto, terá a capacidade de construir novas estratégias para esse produto e alterar preços para atingir a melhor margem de lucro.

3. Finanças

Finanças é um dos temas mais importantes de uma organização. BI dá-lhe a habilidade de analisar relatórios financeiros eficientemente. É possível ver os números de entradas e saídas correntes e compará-los com performances passadas, ou com benchmarking, de forma a decidir estratégias financeiras com base num status financeiro preciso, onde KPI’s podem ser facilmente analisados.

4. Executivos

Quando uma solução de BI e uma forte cultura data-driven são implementados, os executivos de uma empresa podem confiar na informação que BI lhes dá. Assim, todos os KPI’s, previsões, relatórios financeiros e fatos estatísticos gerados em visualizações e dashboards, podem alavancar as decisões sobre o futuro da sua empresa para atingir crescimento, sucesso ou até ultrapassar uma crise. Além disso, com esta informação, poderá tomar decisões bem informadas e agir de forma a melhorar a performance no geral.

Pensamentos finais

Decisões são feitas todos os dias. Algumas boas, outras más, mas todas constroem uma empresa. Somos o que escolhemos, empresas são o que escolhem, mas numa escala maior sendo suportadas pelo espectro de escolhas individuais. Sabemos como BI é importante para essas decisões e os benefícios de ter uma cultura data-driven. A nossa solução Data Innovation Journey, explica quais os passos que terá de tomar para que seja fácil de entender e pode contar sempre connosco, Xpand IT, no caminho para a sua empresa atingir o melhor. Acreditamos veemente no potencial de BI para ser o aliado certo da sua tomada de decisão, porque, no final, é tudo sobre dados.

José MirandaBusiness Intelligence, o aliado dos decisores de negócio

Readers also checked out

Do you want to receive amazing news about the IT industry's hot topics and the best articles about state-of-the-art technology?
Subscribe to our newsletter and be the first one to receive information to keep you constantly on edge.