Xpand IT anuncia evento Cloudera & Big Data Ecosystem 2015

laptop A Xpand IT em parceria com a Cloudera vai reunir líderes da industria para debater a importância das soluções de Big Data na transformação de informação em valor para as organizações. Cloudera, Tableau, Xpand IT e Pentaho são algumas das organizações presentes.

A Xpand IT – uma empresa global, especialista em soluções de Big Data, Business Intelligence, Soluções de Colaboração e Desenvolvimento de Software, Enterprise Middleware e Mobilidade Empresarial, em parceria com a Cloudera, anuncia a realização do evento Cloudera & Big Data Ecosystem 2015. Esta iniciativa vai reunir especialistas de IT para discutir estratégias e ferramentas de Big Data usadas por algumas das maiores empresas nacionais, provando ser possível criar valor através de uma boa gestão da informação. O evento irá realizar-se no Altis Belém Hotel & Spa – Lisboa, no dia 26 de Novembro entre as 08h45 e as 13h00. As inscrições são gratuitas mas limitadas e já se encontram disponíveis no site da Xpand IT.

Este evento empresarial está dividido em duas fases distintas: a primeira parte será totalmente focada na plataforma Cloudera – Solução Líder para Gestão de Dados empresariais, recentemente posicionada como “Challenger” no Quadrante Mágico da Gartner. Inicialmente está prevista uma introdução geral às funcionalidades da tecnologia e posteriormente a apresentação de um dos maiores casos de estudo na área de Big Data em Portugal. A segunda parte será dedicada à partilha das principais oportunidades e desafios de Big Data na perspetiva de alguns dos líderes mundiais na indústria de IT tais como: Cloudera, Tableau e Pentaho. Por último, haverá espaço para o painel de debate final.

Nuno Barreto – Associate Partner & Data & Middleware Infrastructure Lead, Xpand IT – “Num cenário de implementação de uma efetiva estratégia de Big Data, o elemento tecnológico que acreditamos ser absolutamente incontornável é um sistema Hadoop. A sua versatilidade, baixo custo de aquisição e facilidade de crescimento é chave. Depois, consoante a especificidade dos casos de uso e exigências de velocidade, variedade e volume, podem criar a necessidade de adoção de bases de dados NoSQL específicas. Finalmente, será necessário introduzir a “cola”, que se traduz na adoção de ferramentas de integração de dados que disponibilizem conectores para estas tecnologias. Este evento é obrigatório para todos os que procuram soluções de armazenamento e análise de grandes volumes de informação.”

Estudos internacionais têm vindo a demonstrar a importância desta temática no contexto empresarial. Segundo a consultora Gartner, 73% das empresas procuram explorar ferramentas de análise de dados, já outros 49% apostam em soluções de Big Data como porta de entrada em novos negócios. Com esta conjugação da nova geração de tecnologias de Business Intelligence e Big Data, tem-se vindo a criar um compromisso de extrair valor económico da informação, diminuindo os custos comparativamente às ferramentas legacy, garantindo um elevado nível de desempenho e fiabilidade.

Ana PaneiroXpand IT anuncia evento Cloudera & Big Data Ecosystem 2015

Read more in

Big Data

Do you want to receive amazing news about the IT industry's hot topics and the best articles about state-of-the-art technology?
Subscribe to our newsletter and be the first one to receive information to keep you constantly on edge.