Contact Us
Teletrabalho: boas práticas para trabalhar em casa (miúdos incluídos)
Tempo de leitura: 6 minutos

Teletrabalho: boas práticas para trabalhar em casa (miúdos incluídos)

Por Marta Alegria, Talent Engagement Manager @Xpand IT

Fazer parte de uma equipa de Recursos Humanos significa entre outras coisas que diariamente estou focada nos colaboradores e no seu bem-estar.

Se é certo que a situação que estamos a viver de momento pode causar alguns receios e incertezas, quando estamos ao serviço de outras pessoas, com quem criamos ligações, essa preocupação ganha outro significado porque acima de tudo queremos que estejam bem e a trabalhar da melhor forma.

Assim, para ultrapassarmos alguns obstáculos e fazermos a necessária adaptação ao teletrabalho de uma forma permanente, tornando este momento numa experiência positiva, eu e a minha equipa juntámos, neste artigo, algumas boas práticas para trabalhar em casa – que implementámos internamente para garantir que todos os Xpanders conseguem trabalhar em casa de forma produtiva.

Acredito que estas dicas também podem ser muito úteis para ti, quer sejas estudante quer sejas profissional. Pelo menos têm sido eficazes para mim, e até achei que a adaptação seria mais difícil do que, na verdade, está a ser, já que tenho de dividir a minha atenção entre reuniões remotas, trabalho, dois filhos e tarefas domésticas.

Parte I – Teletrabalho: Dicas gerais para trabalhar em casa de forma produtiva

1 – Define uma rotina diária de trabalho e respeita o teu planeamento

Trabalhar em casa pode, nalgumas circunstâncias, tornar-nos mais desleixados ou trazer distrações acrescidas. Para garantir a produtividade e o otimismo, em teletrabalho, deves seguir um planeamento e manter as tuas rotinas diárias de sempre, tais como: vestires-te (evita a tentação de trabalhar de pijama) fazeres as refeições habituais, entre outras. Para além disto, é muito importante que dês tempo ao tempo para perceberes e experimentares a rotina que melhor se adequa a ti, fazendo alguns ajustes.

2 – Cria uma lista com objetivos

Para chegares ao fim do dia com a sensação de dever cumprido e de paz interior, pode ser boa ideia definires objetivos diários que queres atingir, logo pela manhã. Ainda que possas concretizar diversas tarefas ao longo do dia, é fundamental teres dois ou três resultados pretendidos que vão orientar o teu dia. Desta forma, é quase certo que vais sentir-te realizado/a a trabalhar em casa.

3 – Cria o teu home office

Em teletrabalho, é fundamental que o espaço em que vais passar tantas horas a trabalhar ou a estudar seja apropriado e tenha as condições necessárias para conseguires estar confortável e focado/a. Se ainda não tens um home office ou escritório, prepara um espaço confortável e evita trabalhar no sofá ou na cama. Será mais fácil se o teu espaço de trabalho não for o mesmo onde fazes pausas, comes, relaxas, ou tens as tuas atividades de lazer.

4 – Trabalha por blocos de tempo e faz pausas

Uma boa estratégia que podes experimentar para gerires o teu tempo é dividires as tuas tarefas em blocos de tempo específicos para cada tipo, fazendo pausas entre elas. Assim, consegues fazer o shift mental e manter o foco. No fundo, o teletrabalho é como estar no escritório – precisamos de fazer pausas para nos sentirmos bem e trabalharmos melhor.

5 – Comunica com as pessoas que partilham contigo a tua casa

Se vives com alguém, parceiro/a, familiares, amigos, e têm a necessidade de partilhar o mesmo espaço de trabalho, é boa ideia explicares como vai ser o teu dia para que estejam todos na mesma página em relação às vossas expectativas e necessidades.

Por exemplo, se tiveres uma chamada importante e precisares de algum silêncio, ou precisares de te focar especialmente devido a um deadline apertado, partilha com as pessoas em casa, para que possam ajudar-te nesse objetivo. Por certo, também vão haver momentos em que vais precisar de apoiar o teu parceiro/a. Em teletrabalho, é importante equilibrar as necessidades de ambos, mantendo uma comunicação aberta e positiva entre vocês.

6 – Mantém o contacto com colegas e managers

Podemos estar fisicamente isolados, mas isso não significa que não continuamos a poder falar regularmente com os nossos colegas e managers. Felizmente existem diversas ferramentas digitais ao nosso dispor, muito úteis quando estamos a trabalhar em casa. Na Xpand IT o Microsoft Teams, por exemplo, já faz parte do nosso dia-a-dia, promovendo uma cultura de trabalho colaborativa e ágil. Tanto para chat entre equipas, como para partilhar documentos, criar interações dinâmicas ou fazer uma videochamada.

Garante que tu e a tua equipa estão totalmente alinhados e que os teus colegas têm a noção das circunstâncias em tua casa, do trabalho que tens em mãos, das tuas necessidades e expectativas. Mais uma vez, a chave é: comunicar, comunicar, comunicar. Partilhar, partilhar, partilhar. Confiar, confiar, confiar.

7 – Usa o tempo extra a teu favor

Uma vez que em teletrabalho não temos de fazer as deslocações habituais, pode ser uma boa ideia usares esse tempo extra para fazeres algo que potencie a tua saúde e equilíbrio pessoal. Há quanto tempo queres tentar meditar? E quantos livros tens na cabeceira da cama, por ler? E que tal fazeres logo pela manhã alguns exercícios físicos, para começares o dia com mais energia? Se há uma coisa fantástica na internet é a quantidade e diversidade de recursos e vídeos que podes encontrar, para te manteres ativo/a e saudável. É só fazer uma pesquisa.

Parte II – Boas práticas para trabalhar em casa de forma produtiva e cuidar em simultâneo dos miúdos

1 – Usa a sesta em teu benefício

Começar logo a trabalhar cedo pela manhã enquanto os teus filhos ainda estão a dormir pode ser muito útil. Ou aproveitares aquele momento à noite, depois de adormecerem. Assim, não te vais sentir tão stressado/a quando precisares de fazer pausas, durante o dia, para brincar com eles.

2 – Cria um espaço próprio para as brincadeiras das tuas crianças

Prepara uma secretária adequada ao tamanho dos teus filhos, com diferentes materiais, para os manter entretidos. Isto vai dar-te literalmente algumas horas em cada dia porque vão ter uma quantidade enorme de diferentes coisas para fazer, fazendo-os sentir-se importantes.

3 – Define um plano de atividades para os teus filhos

Em teletrabalho, é tão importante definires um planeamento para as tuas rotinas e produtividade, como teres um plano específico com diferentes atividades para os teus filhos estarem ocupados, ao longo do dia. Podes planear o número de horas que podem passar a ver televisão ou a jogar videojogos, definir um período para lerem ou para atividades criativas e até mesmo para aprenderem coisas novas (temas escolares ou outros). Tira vantagem de plataformas como a Khan Academy entre outras que são excelentes recursos.

4 – Permite a proximidade

Se achares que pode fazer sentido, faz por trabalhar perto dos teus filhos, deixando-os brincar no teu espaço de trabalho. Como deves saber, as crianças exigem atenção o tempo todo e para além disso gostam de poder observar-te (e até admirar-te a trabalhar em casa).

5 – Tem um biberon ao pé de ti

Se tens um bebé, pode ser útil teres um biberon preparado, antes de iniciares uma reunião. Desta forma, mesmo que o teu bebé acorde durante a mesma, tens um salva vidas para o distrair e tranquilizar. Se já forem crianças maiores, prepara snacks que eles possam comer ou beber, durante o dia, para que consigam ser mais autónomos.

6 – Deixa o telemóvel na tua secretária

Quando decidires fazer uma pausa para estar algum tempo com a tua família, faz por deixar o teu telemóvel na secretária, para que possas usufruir verdadeiramente desse momento com eles.

7 – Alterna os brinquedos e cria uma “caixa surpresa”

Podes preparar uma roda da sorte para descobrirem a que jogo vão brincar, mantendo a animação e a motivação certas para brincarem sozinhos. Outra ideia é ter uma caixa já preparada com cartolinas, pom poms, cola, tesouras, glitter, tubos, botões, autocolantes, jóias de plástico, tintas aguarela, canetas, bolas de sabão, balões, missangas, papel de seda, plasticina, penas, etc. (escolhe os itens cuidadosamente, de acordo com a idade dos teus filhos e deixa-os divertirem-se).

8 – Liberta-te da pressão

Se as coisas nem sempre correrem como planeaste, em vez de stressares, foca-te nos teus filhos e desanuvia um pouco. Podes sempre trabalhar em casa mais tarde quando já estiverem a dormir ou compensar no dia seguinte. Permite-te também fazer algo de significativo ou divertido com eles, equilibrando o teu tempo pessoal-profissional. Aqui é fundamental que fales com o teu manager e equipa, partilhando as tuas necessidades e horários.

9 – Mindfull! Desfruta!

Trabalhar em casa é uma oportunidade única para te focares em ti, na tua saúde e família. Desfruta de cada dia e dos pequenos momentos com as tuas crianças, para manteres o espírito positivo.

*Este artigo é uma versão PT do conteúdo original que pode ser lido aqui.

Leave a comment

Comments are closed.

Comments

  1. … [Trackback]

    […] Information on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/teletrabalho-boas-praticas-para-trabalhar-em-casa/ […]

  2. … [Trackback]

    […] Read More Info here on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/teletrabalho-boas-praticas-para-trabalhar-em-casa/ […]

  3. … [Trackback]

    […] Here you can find 45581 additional Info to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/teletrabalho-boas-praticas-para-trabalhar-em-casa/ […]

  4. … [Trackback]

    […] Read More here to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/teletrabalho-boas-praticas-para-trabalhar-em-casa/ […]

  5. … [Trackback]

    […] Info on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/teletrabalho-boas-praticas-para-trabalhar-em-casa/ […]

  6. … [Trackback]

    […] Read More on to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/teletrabalho-boas-praticas-para-trabalhar-em-casa/ […]

  7. … [Trackback]

    […] Read More Info here on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/teletrabalho-boas-praticas-para-trabalhar-em-casa/ […]

  8. … [Trackback]

    […] There you can find 4158 additional Info to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/teletrabalho-boas-praticas-para-trabalhar-em-casa/ […]

  9. … [Trackback]

    […] Here you will find 68410 more Information to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/teletrabalho-boas-praticas-para-trabalhar-em-casa/ […]

  10. … [Trackback]

    […] Here you can find 20370 additional Information on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/teletrabalho-boas-praticas-para-trabalhar-em-casa/ […]

  11. … [Trackback]

    […] Here you will find 85890 additional Information on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/teletrabalho-boas-praticas-para-trabalhar-em-casa/ […]

  12. … [Trackback]

    […] Info to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/teletrabalho-boas-praticas-para-trabalhar-em-casa/ […]